[RESENHA] Um novo mundo - Bibi Tatto - @Novo_Conceito

terça-feira, 13 de setembro de 2016


Um mundo novo é o livro de estreia da youtuber mirim Bibi Tatto. A menina de dezesseis anos é famosa no youtube por fazer vídeos sobre minecraft, inclusive, Tatto é a primeira menina a integrar o top 15 ~mundial~ na categoria canal de games! Só para vocês terem uma noção do sucesso dela: seu canal de minecraft já tem mais de 2 milhões de inscritos! Sim, uma menina se destacou nesse universo basicamente donimado pelo público masculino. E veja bem, não estou dizendo que games são coisas de menino! Mas sim, que o universo game no youtube é liderado por eles. Aliás, essa coisa de 'isso é de menino, e isso é de menina' é passado gente. Não existe mais. Todo mundo por fazer e brincar com o que quiser, sem preconceito.

E já que toquei nesse tema, essa foi a principal parte que gostei no livro. A Bibi fala e re-fala a importância de se brincar com o que quiser, e quem não existe essa divisão. Achei ela abordar esse tema no livro de extrema importância, principalmente se levando em conta o público alvo de Um mundo novo: o infantojuvenil.

A história é narrada pela própria Babi, e é uma espécie de diário pessoal misturada com uma história dentro de minecraft. Ela, portanto, intercala episódios ~engraçadinhos~ da sua vida com uma missão no jogo, onde está tentando capturar seu irmão Gagui, que se intrometeu no seu novo mundo criado. O desafio é simples: capturar Gagui dentro de 3 noites do jogo. Se ela vencer, ele será seu mordomo por uma semana na vida real, se ela perder, fará as vontades do irmão pelo mesmo tempo.




"Mas Ellen, eu não jogo minecraft, não posso ler esse livro!" Gente, eu também não jogo (mas tive um pequeno contato pois meu irmão jogava), e mesmo assim pude ler e entender tudo, apesar de aparecem nomes de criaturas que eu jamais vi na vida rs.

Minecraft é um jogo eletrônico tipo sandbox e independente de mundo aberto que permite a construção usando blocos (cubos) dos quais o mundo é feito. Dentro do jogo vocês podem construir uma vida e realizar missões, tanto individual quanto contra outros participantes. E como nada é moleza, existem alguns monstros que vocês podem encontrar pelo caminho durante a aventura...

Voltando ao livro, como eu disse antes, ele é um livro infantojuvenil, de uma youtuber mirim. Por isso, sua linguagem é extremamente simples e sua escrita também. Como fugiu da minha zona de conforto de leitura, acabei por não gostar muito, mas salvei as histórias pessoais dela como ponto positivo. Acho que essa simplicidade demais me incomodou. Mas quero frisar que esse livro é para aqueles que gostam da Bibi e/ou para aqueles que curtem minecraft (tem algumas diquinhas de jogo...).

A edição da Novo Conceito segue aquele padrão de livro de youtuber: fonte grande ~muito grande~, espaçamento entrelinhas maior ainda e muitas fotos, com alguns desenhos fofinhos intercalando. No total, são 140 páginas ~que poderiam facilmente ser 40! ~ que incluem, além da história, 3 depoimentos (do youtuber ResendEvil, da mãe e do pai da Bibi). O acabamento está muito bom, e vale como um passatempo.



Boa Leitura 

 

13 comentários

  1. Oi, Ellen!!
    Esse livro parece muito divertido!! Gostei muito da capa!! Eu também não jogo e o meu irmão não joga esse tipo de jogo. Mais achei legal o tema do livro principalmente para que curte esse tipo de jogo e a youtuber Bibi Tatto.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Sinceramente não tenho interesse em livros de Youtubers, mesmo porque não acompanho nenhum. Mas com certeza será sucesso entre os fãs e seguidores do canal. Ótima resenha! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ellen!
    Preciso confessar que nunca li nenhum livro de Youtuber até o momento, e não vejo problema em ler. Gostei bastante do fato de apesar de ser bem nova, ela ter essa noção de que não existe mais coisas que são só de meninos e coisas que são só de meninas. Achei super interessante o fato de ela ter se destacado neste universo "dominado" e não exclusivo para os homens.

    ResponderExcluir
  4. Realmente não conheço nem o jogo nem a youtuber. Confesso que apesar da tua resenha ser bem clara e positiva, detalhando aspectos para quem não conhece o jogo tal, confesso que não seria um livro que teria interesse me ler. Mas bacana tua resenha e espero que acabe influenciando os jovens a realizarem a leitura! Um beijoo

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro e nem a menina. E nossa, bem diferente. Sempre vejo esse tipo de coisa é mais com garoto, não com uma menina e tão jovem assim ainda por cima. Bem legal esse sucesso todo dela.
    Mas não é o tipo de livro que leria. Não me chama atenção =/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ellen, então infelizmente eu não jogo e não me interesso por Minecraft, então acho que esse livro não iria prender minha atenção, além do mais livros de Youtubers também fogem e muito da minha zona de conforto (não curto porque não acompanho nenhum canal). Contudo quero parabenizar a autora que é tão jovem e já conquistou um enorme reconhecimento nesse meio masculino e está integrando um top 15 mundial de canais de games e tem 2 milhões de seguidores (Uau, parabéns mesmo pra ela), tenho certeza que pra quem curte esse livro é um "prato cheio" :)

    ResponderExcluir
  7. Não curto livro de youtuber, e sinceramente não costumo ler livro infantojuvenil, não faz meu estilo de leitura, sem falar que o minecraft é um jogo que nunca fiquei interessada em conhecer... por isso, Um novo mundo é um livro que eu não leria...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. As vezes eu prefiro nem dar a minha opinião sobre livros de youtubers, porque sinceramente, a maioria nem tem nada para acrescentar. Minecraft nunca me interessou, essa coisa de blocos parece ter um efeito muito ruim e não tenho paciencia pra construir nada; meu namorado voltou a jogar isso e não entendo como ele gosta, sinceramente. No entanto, acho que é mesmo um marco essa menina ter entrado em um top 15 mundial geralmente dominado por homens, é bom dar uma variada, né?
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ellen!
    Não é bem o tipo de livro que gosto de ler, mesmo porque, foge totalmente a minha realidade, principalmente literária.
    Admiro entretanto o sucesso que os youtubers vem fazendo e a ideia da editora em ganhar dinheiro com a publicação dos livros deles...
    “Demore na dúvida...E descubra a sabedoria que insiste em se esconder na ausência de palavras.”(Padre Fábio de Melo)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  10. Eu confesso que não conhecia a Bibi, e não tenho nenhum interesse em Minecraft. Não tive interesse nesse livro, mas achei legal ela falar da importância de brincar com o que quiser, e sem divisão de gênero. Acho que o livro realmente é uma boa dica para os fãs da youtuber ou do jogo...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia essa youtuber, mas achei muito legal o canal dela ser tão grande assim. Eu não sou nenhum pouco fã do jogo, mas achei legal ela dar dicas do jogo no livro. Eu não tenho muito interesse no livro, mas gostei de conhecer o livro =)
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  12. Oi.
    Gostei da resenha mas não curtir a Premissa do livro não, achei bem interessante a forma da narrativa mas não o suficiente para ler, a coisa toda de capturar o irmão dela não me ganhou não, quem sabe futuramente eu não mude de ideia.
    Boa tarde.

    ResponderExcluir
  13. Eu sou chata e continuo afirmando não entender essa onda de livros sobre youtubers, seja com biografias ou qualquer outro tema. Legal, tbm sou menina e nunca fui impedida de brincar com "coisas de meninos". Nos tempos de escola, ia com uma amiga jogar fliperama num bar... saudade desse tempo hahahahahaha

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!