[ESPECIAL PECULIAR] Filme o Lar das crianças peculiares

sexta-feira, 14 de outubro de 2016


Navegue pelo Especial Peculiar:

Dia 29 de setembro desse ano estreou nos cinemas o filme O lar das crianças peculiares, adaptação do livro O lar da Srta. Peregrine para crianças peculiares. Esse era um dos filmes mais aguardados pelo cinéfilos e literários do mundo inteiro. Um filme dirigido por Tim Burton e baseado em um dos melhores livros de fantasia dos últimos tempos tinha tudo para estourar. Mas será que estourou positivamente?

Esse é com certeza um filme que divide opiniões. As pessoas que já leram o livro dizem que o filme está horrível. Aqueles que não leram, até que gostaram da adaptação. Eu não vou entrar no mérito de "o filme está bom" ou o "o filme está ruim", porq acredito que todo mundo deve ver e tirar suas próprias conclusões, e ainda tem aquele detalhe de: gosto é gosto e não se discute.

Mas eu adoraria saber (deixem nos comentários!) aqueles que já viram o longa, gostaram?

A Scheila, aqui do blog, fez uma crítica da adaptação, e se vocês quiserem conferir, podem clicar aqui. Mas, se a intenção desse post não é falar minha opinião do filme, é qual então? Trazer algumas curiosidades e falar um pouco das diferenças livro x filme. Vamos?



.
Sinopse: Após a estranha morte de seu avô (Terence Stamp), o jovem Jake (Asa Butterfield) parte com seu pai para o País de Gales. Lá ele pretende encontrar a srta. Peregrine (Eva Green), atendendo ao último pedido do avô, que lhe disse que "ela contará tudo". Só que, ao chegar, descobre que o local onde ela viveria é uma mansão em ruínas, que foi atingida por um míssil durante a Segunda Guerra Mundial. Ao investigar a área, Jake descobre que lá há uma fenda temporal, onde a srta. Peregrine vive e protege várias crianças dotadas de poderes especiais.

O filme tem 2h07min (!) de duração e conta com um elenco de peso, como Eva Green (Srta. Peregrine), Asa Butterfield (Jacob) e Samuel L. Jackson (Baron, o vilão).

Antes de continuar, gostaria de avisar que os próximos parágrafos podem conter pequenos spoilers.


A principal mudança em relação ao livro é gritante! Mudaram a peculiaridade da Emma Bloom! Nos livros de Riggs, Emma possui o dom de criar fogo com as mãos. No filme, ela é a menina mais leve que o ar ~e ela, inclusive, controla o ar. Enquanto no livro, esse papel é de Olive (que flutua, apenas), e bem, no filme, Olive produz chamas e não é uma menininha/criança. Tim Burton simplesmente invertei as duas peculiaridades e mudou suas fisionomias. Essa troca produz um impacto muito grande na trama.


O filme, infelizmente, contém spoilers dos três livros. Não, não adaptaram somente o volume 1, mas fizeram uma junção no longa. E a partir do 2/3 do filme, a história nada tem a ver com a escrita por Riggs.

Jacob, no livro, raramente é chamado de Jake. No filme, esse é seu nome. Abe, o avô de Jacob, o chama na literatura de Yakob, e isso não existe nas telas. Aliás, a relação avô-neto nos filmes não é tão explorada. Dr. Golan é um personagem masculino nos livros, e feminino na obra cinematográfica. As idades das crianças foram alteradas.

Outra mudança que não me agradou, e que considero uma das principais e piores é que mudaram a data da fenda no filme! No livro, a data é 3 de setembro de 1940, e no filme, 1943.

Além dessas, muitas outras coisas foram alteradas. Obviamente, não foi uma adaptação fiel. Mas vale o entretenimento, né?



 

.




15 comentários

  1. O que deu para notar pela sua pequena resenha, e que eles apenas pegaram a essência do filme, porém não reproduziram a trama de uma maneira geral na adaptação. Isso e realmente uma frustração para quem já leu os livros, e com certeza eu esperava mais. Mesmo assim não desistir de assistir ao filme, e também quero ler os livros.

    ResponderExcluir
  2. Então Ellen, foram muitas mudanças e isso deve ter contribuído pra decepção de quem leu o livro e estava ansioso pela adaptação pro cinema. Apesar dos spoilers acho que devo ver o filme primeiro antes de ler os livros, só tenho que dar um tempo entre ver e ler a história ;)

    ResponderExcluir
  3. Ellen!
    A verdade é que estou bem curiosa para assistir o filme e nem li os livros, mas quero muito também.
    Geralmente para filmes eles fazem adaptação mesmo e não tem como querer que seja 100% fiel aos livros, concorda?
    “Prefiro os erros do entusiasmo à indiferença da sabedoria.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Ellen!
    A verdade é que estou bem curiosa para assistir o filme e nem li os livros, mas quero muito também.
    Geralmente para filmes eles fazem adaptação mesmo e não tem como querer que seja 100% fiel aos livros, concorda?
    “Prefiro os erros do entusiasmo à indiferença da sabedoria.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu fui ver o filme antes de ler o livro. Não tinha me interessado muito pelos livros no começo e depois do trailer achei que valia a pena conferir. Eu gostei bastante do filme, provavelmente por não ter lido antes. Já fui com grandes expectativas porque sou muito fã do Tim Burton. Na mesma semana que fui ao cinema comprei o primeiro livro e logo nas primeiras páginas já foi possível ver essas diferenças. Confesso que não me incomodou, pois acredito que temos que ir ver as adaptações preparados para uma releitura e não uma adaptação fiel ao livro, pois hoje a maioria está sendo feita dessa forma.
    Mas valeu a pena e estou gostando bastante da leitura!
    Beijos!

    http://www.booksimpressions.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ellen!!
    Como ainda não li os livros pretendo não assistir o filme tão cedo pois quero ler essa trilogia e depois quem saber possa ir ver o filme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ellen!
    Já tinha visto esses comentários de que o filme misturou os 3 livros, então nem me importo mais com os spoilers. Os livros em si não tinham me interessado, mas assistindo o trailer do filme achei interessante e vou assistir o filme primeiro mesmo, pra depois conferir os livros. Achei bem chato e sem propósito isso do Tim Burton inverter habilidades dos personagens, prejudica e muito a adaptação :/

    ResponderExcluir
  8. Eu nem li nem assisti, então não dá pra saber o que vou achar. Gostaria de ler primeiro antes de ver, porque assim não pego muito spoiler pra leitura ficar gostosa e já tenho uma base do que esperar do filme e tal. Mas acho que pra quem já leu ficou um tanto...adaptado demais? Mudaram coisas e juntaram os livros, então está bem dividido mesmo de opinião. Mas quero ver como é e quando ler e assistir espero que acabe gostando desse filme.

    ResponderExcluir
  9. Eu assisti o filme e gostei dele. Mas eu não li o livro ainda...
    Não sabia que as peculiaridades da Emma e da Olive tinham sido trocadas, e também não sabia que o filme são todos os livros juntos. Eu acho que se tivesse lido o livro, também não teria gostado muito do filme. Mas ainda assim, quero ler os livros :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, mudaram bastante coisa nessa história, estou doida pra ler os livros e apesar da adaptação não ser fiel também estou bastante curiosa em conferi esse filme, curto muito o trabalho de Tim Burton.

    ResponderExcluir
  11. Bom, sou uma daquelas que não leram o livro, então não posso opinar, mas to doida pra assistir a adaptação. Apesar da criticas, revoltas contra as mudanças, ainda assim o filme me chamou mais a atenção que os livros.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bom?
    Curti o post, eu já tinha falado sobre a troca de peculiaridade né hahaha, não li os livros, mas pretendo faze-lo em breve, gostei do filme, apesar de que senti umas dificuldades de entender algumas coisas, mas valeu assistir.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei bastante do livro, mas acho que não vou gostar muito do filme. Desde que eu li a crítica da Scheila, eu perdi a vontade de ver o filme. Eu acho que não iria gostar muito dessas mudanças que teve =(

    ResponderExcluir
  14. Oi.
    Concordo com você, acho que cada um deve tirar suas próprias conclusões, eu acho que Irei assistir primeiro o filme, assim não terei tanta expectativa na hora de assistir por já conhecer a história, enfim estou amando essa semana.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ellen!
    Ainda não assisti ao filme mas pretendo fazer em breve, e acredito que não irei me decepcionar ao assisti-lo pois não pretendo ler ao livro, é que em se tratando do gênero fantasia prefiro assistir em vez de ler... Mas concordo com você, as diferenças entre o filme e o livro são gritantes e com certeza é uma grande decepção para os fãs do livro...

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!