[ESPECIAL PECULIAR] Resenha Biblioteca de Almas - Ransom Riggs

sábado, 15 de outubro de 2016


.
Navegue pelo Especial Peculiar:
Recadinho do Addison, o cão peculiar mais querido do mundo: essa resenha contém spoilers dos livros 1 e 2 da trilogia o Lar da Srta. Peregrine para crianças peculiares. Vocês podem conferir as resenhas aqui e aqui, respectivamente.

Começamos Biblioteca de Almas no ponto exato que o Cidade dos Etéreos terminou. Depois de uma reviravolta (que eu amei, devo admitir!) e um final no maior estilo UAU, as minhas expectativas para o final da trilogia estavam lá em cima. Eu estava extremamente louca para ler, mas com medo que terminasse, e o pior, que terminasse de uma forma que eu não gostasse.

Pois bem. Jacob, Emma (menina que produz fogo) e Addison (cachorro falante muito inteligente) estão na Londres atual, fugindo dos acólitos e de Caul (líder dos acólitos). A missão agora é salvar as ymbrynes e resgatar as crianças peculiares do covil dos vilões. Mas, obviamente, essa não vai ser uma tarefa simples, assim como nada foi até agora. A coisa complica quando os três descobrem que a base militar dos acólitos fica em um lugar chamado Recanto do Demônio.

O Recanto do Demônio é um antro de perdição, onde os exilados e mais mau caráter seres vivem. O lugar é uma fétida fenda no tempo, largada as traças e que não possui regras. Um lugar onde crianças não deveriam ir ~ e as que vivem lá são escravizadas por suas peculiaridades. Lá, eles contam com a ajuda de Sharon, um estranho misterioso que mete medo em todo mundo, para encontrar os acólitos. Mas muita coisa acontece e muita coisa dá errada.

Depois de uma das tentativas de resgate falhar, os garotos recebem a ajuda de mais um novo personagem: Betham, uma estranha pessoa que coleciona coisas antigas de peculiares. Jacob e Emma não confiam em Betham e Sharon, mas acabam cedendo, afinal, eles precisam de ajuda ~ e de um plano.

Por sorte, Jacob acaba descobrindo algo novo sobre a sua peculiaridade, e isso pode ajudar a libertar o mundo peculiar dos acólitos. Em um mundo estranho e com gente estranha, os jovens vão à luta. Será que eles vão salvar todo mundo? O que será que Betham, Caul e a Srta. Peregrine tem em comum? O que é a Biblioteca de Almas? E como Jacob vai lidar com seus sentimentos afinal?

Ah, isso vocês vão descobrir lendo Biblioteca de Almas!


 
Dos três livros da série, Biblioteca de Almas é o que tem mais aventura e ação. MUITA coisa acontece nesse livro. Sério. Mas toda essa ação e excesso de acontecimentos foi muito prolongada, e por vezes achei um pouco cansativo. Não acho que tivessem sido necessárias 400 e poucas páginas para contar o final da trilogia.

E falando em final, ainda não decidi se eu gostei ou se eu só aceitei o final de Jacob. Acho que ficou um pouco forçado de~mais o final do livro. Não a parte da resolução da questão dos acólitos, resgates (ou não resgates) e afins ~ essa parte eu super gostei. Mas a parte do Jacob mesmo. Não engoli muito bem e acho que foi tudo um tanto apressado. Dos três livros, foi o que eu menos gostei.

Mas isso não desmereceu, a meu ver, a obra inteira. A trilogia continua sendo uma das que eu mais gosto! A história é original e amarra todos os pontos, além de trazer todas as explicações. Vale sim como leitura, e irei continuar indicando para todo mundo.

Um dos pontos que mais me agradou no livro foi uma droga que existia na fenda Recanto do Demônio. Achei a ideia bem desenvolvida, e a maneira como mostrava o vício das pessoas nela muito bem encaixada. Aliás, todo o Recanto do Demônio foi muito bem construído. Inclusive, eu me sentia dentro dele enquanto lia. Se eles estavam em um lugar podre, eu sentia a podridão. Se eles estavam com repulsa, eu também estava. E Riggs não poupou linhas para descrever o lugar.

Jacob desde o começo sempre me agradou. E amei ver o crescimento dele como peculiar, assim como adorei descobrir o novo poder dele. Só acho que ele aprimorou o dom um pouquinho rápido demais. Mas era necessário, então ok, eu aceitei. E infelizmente, o romance Jacob-Emma continuou não me agradando. A Emma continuou sendo a personagem que eu menos gostei... irritante, explosiva e não aceitando nada bem a opinião dos outros.

A série das crianças peculiares é muito boa e merece sim ser apreciada por todos. Ela ensina que cada pessoa é única com sua peculiaridade, e que devemos nos amar, acima de tudo, por aquilo que somos. Já os etéreos e acólitos estão aí para mostrar o problema que pode ocorrer quando o ego fala mais alto, ou seja, não sigam o exemplo deles!

E para aqueles que, assim como eu, não queriam se despedir da trilogia, uma dica: existe um livro extra, o Contos Peculiares. Esse livro é um livro que existe dentro da trilogia, e conta a história de peculiares antigos, em forma de contos. É um livro bem curtinho, e tão lindo quanto os outros (e em breve vai ter resenha aqui no blog!).


Boa Leitura 

E aí, o que vocês acharam da semana especial aqui do blog?
Quem já leu os livros? Quem vai ler? Conta pra mim nos comentários!






A edição da Intrínseca está MARAVILHOSA! Continua o mesmo padrão do outro volume: capa dura e jacket. A cor da capa dura dessa vez é um verde água (Cidade dos Etéreos é azul piscina, lindíssimo também), mas a capa não é lisa: tem a assinatura das crianças nela <3 Muito fofo! A imagem da capa continuar sombria, e o acabamento interno está perfeito. Mas, a minha jacket rasgou na capa... durante o transporte dos correios, chateada.
.




11 comentários

  1. Oi Ellen, eu gostei muito da semana especial sobre essa série e eu já tenho uma ideia do que esperar sobre os livros que vou querer ler sim. É uma pena que esse último livro não tenha te agradado tanto quanto os anteriores e eu também acho que mais de 400 páginas é muito pro término de uma trilogia, mas acho que os autores se empolgam com suas histórias e isso acontece com grande parte das séries e trilogias, o último é sempre o maior haha. Fiquei curiosa pra saber o final do Jacob e o porque de não ter te agradado.... enfim, só me resta conhecer essa história que tem encantado tantas pessoas ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu ainda não vi o filme pois não li nenhum dos livros, mas estou querendo muito, pois essa história tá me parecendo fantástica!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ellen!
    Li em outro blog que o segundo livro já trazia muita ação e saber que esse para finalizar traz ainda mais ação do que o anterior, só me trouxe mais vontade de ler.
    Acredito que as fotos tragam maior vida ao livro e as personagens e tronem o livro ainda mais apreciado para leitura.
    “Prefiro os erros do entusiasmo à indiferença da sabedoria.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Ellen!
    Li em outro blog que o segundo livro já trazia muita ação e saber que esse para finalizar traz ainda mais ação do que o anterior, só me trouxe mais vontade de ler.
    Acredito que as fotos tragam maior vida ao livro e as personagens e tronem o livro ainda mais apreciado para leitura.
    “Prefiro os erros do entusiasmo à indiferença da sabedoria.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Vejo que esse ultimo livro além de ter muita ação e aventura, me pareceu ter muitas reviravoltas, e por ser o ultimo livro da trilogia, achei 400 páginas também algo muito além, talvez eles deveriam ter usados essas amarrações e explicações para os outros livros, e deixado esse ultimo apenas para uma conclusão. Pela sua nota da para notar que a trama e boa, porém cansativa, o que deixa a leitura arrastada, mesmo assim pretendo dar uma chance a esses livros.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ellen!!
    Linda resenha!! As fotos do post estão maravilhosas!! Gostei Muito da edição da Intrínseca os livros estão perfeitos!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Acho bacana ter bem mais ação nesse, dá uma cara de desfecho com chave de ouro. Mas o final do Jacob não tá legal? Ai gente =/
    Só lendo pra saber se ficou cansativo tanta ação e essa parte dele...
    Mas espero gostar, tem tudo pra ter ficado legal.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho muita vontade de ler essa trilogia. Até agora eu só assisti o filme, mas eu acho que os livro são bem melhores. Já gostei de saber que esse livro tem bastante aventura, e que o personagem cresceu bastante durante o livro. Só é uma pena que o final não tenha te agradado também. Essas capas realmente são lindas, já quero todos os livros *u*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    Eu estou curiosa para ler os livros, essa edição pelo visto é linda, que pena que esse terceiro livro não te agradou tanto quanto os outros, mas tenho certeza de que vale a pena a ler a trilogia, e que super que tem um conto, sobre os peculiares antigos super legal.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  10. Amei essa semana especial, estou doida pra começar a ler a trilogia, curto muito esse gênero e cada resenha que leio dos livros me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Eu não li a resenha, por que quero muito ler os livros, e não quero pegar spoiler, mas enfim estou adorando essa semana.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!