[RESENHA] Órfão X - Gregg Hurwitz - @PlanetaLivrosBR

sexta-feira, 21 de outubro de 2016


Você precisa da minha ajuda?

Essa é a pergunta que Evan Smoak faz, atualmente, cada vez que atende seu telefone. Ele é o Órfão X, e foi recrutado pelo governo americano ainda na infância para se tornar um matador ágil, silencioso e meticuloso em um programa ultrassecreto.  Para se tornar um órfão do programa, Evan passou por diversas provações e treinamentos duros. E durante sua vida como órfão, foi ensinado a não fazer perguntas. Somente aceitar missões e cumprir seus propósitos, sem questionamentos – além de algumas outras regras, como não se envolver com os casos.

Acontece que Evan não concorda com tudo do programa. E por isso, ele decide abandonar tudo e viver sua vida. Claro que simplesmente sair não seria permitido. Por isso, Evan desaparece e some do mapa, sempre se esquivando para o governo não o encontre novamente. Por consequência dessa saída conturbada, Evan vive em uma muralha ~ de sentimentos inclusive ~ extremamente protegida com a mais alta tecnologia existente, paredes de chumbo e saídas estratégicas do apartamento cobertura de Evan são só alguns detalhes.

Hoje, Evan trabalha ajudando as pessoas. Agora ele é o homem de lugar nenhum. E atende um cliente por vez, somente um. Assim como ele foi ajudado na infância (quando foi resgato pelo programa), agora ele ajuda pessoas inocentes que estão encrencadas, em situações extremas e pesadas, a darem uma guinada na vida e se livrarem de seus problemas.

E durante um desses casos de Evan, ele se depara com um inconveniente. Alguém do seu passado quer matá-lo. E é alguém tão bem – ou melhor – treinado que ele. Sem saber em quem confiar, Evan precisa se proteger e proteger os possíveis inocentes da história. Mas como fazer isso se o inimigo sabe todas as tuas armas e passos?



AI MEU CORAÇÃO!

Esse livro, definitivamente, é uma das melhores leituras desse ano! Já aviso de começo: aqueles que amam tramas no estilo Jason Bourne (quem mais ama?) e thrillers, com assassinos treinados por organizações secretas e artimanhas do governo americano – e claro, muito sangue e cena de ação –  vai com certeza, amar e devorar essa obra!

São pouco mais de 300 páginas de tirar o fôlego, com um enredo que te faz duvidar de tudo e todos e pensar que ninguém, afinal, é inocente na história de Evan. Ao mesmo tempo em que acompanhamos a missão atual de Evan, nós conhecemos o passado dele e o que o levou a se tornar um dos melhores órfãos do programa, sob a tutela do pai adotivo Jack. Em paralelo a isso tudo, ainda vemos como Evan lida com seus vizinhos de prédio, e como ele leva a vida tentando ser normal e o mais invisível possível.

Mesmo Evan sendo bem duro e solitário, eu me apeguei a seu personagem, e sentia que por baixo da casca grossa dele existia ainda uma alma humana (algo que ele poderia ter perdido devido a todo o treinamento que ele teve), o que foi comprovado com alguns personagens que passavam pela vida de Evan. Mesmo tendo sofrido e passado por tudo o que passou, ele ainda tinha esse instinto de proteção com aqueles a sua volta.

Tem muita, muita cena de ação. Tem bastante sangue. Tem bastante estratégia e treinamento. Tem também cenas fofas (óin!). Uma trama eletrizante, envolvente e marcante, com personagens intrigantes e duvidosos, Órfão X roubou meu coração e brincou com as minhas emoções, me envolvendo de tal maneira que não consigo descrever. Esse livro conseguiu, a cada página, me fazer duvidar e questionar os personagens nele existente, sem saber mais em quem confiar e sem saber quem era mocinho e quem era vilão (eu torcia para a minha teoria estar certa em todo o momento!).

Devo admitir que eu estou doida para ler a continuação, que vai ser lançada ano que vem nos EUA (e espero que venha logo para o Brasil pela editora Planeta <3). Ah, e mesmo tendo uma continuação, o primeiro livro possui um final e pode ser lido sem a necessidade dos próximos volumes.


  
Excelente! Leia Agora!


  Para aqueles que curtem, uma dica de filme nesse mesmo estilo é a trilogia Jason Bourne
(estrelado pelo Matt Damon, que teve o lançamento de um 4º filme esse ano <3, 
além de possuir um filme extra com outro personagem do mesmo universo).






17 comentários

  1. Não vou negar que não costumo ler livros com muita ação, e assassino e como esse, porém e complicado ler essa sua resenha incrível e não sentir interesse na leitura, principalmente porque a história me pareceu surpreendentemente envolvente. O personagem apesar de ser um assassino, ainda sim conseguiu te cativas, e fazer com que você se envolvesse ao mesmo tempo, e isso e muito bom. A premissa da história e muito bacana, e estou muito curiosa para saber mais sobre o órfão.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ellen!!
    Adorei conhecer esse livro!! Fiquei muito empolgada para ler esse livro que parece ter uma história muito interessante!! Sempre gostei de livros que tem muita ação, assassinato e intrigas e esse tem todos os ingredientes necessários para uma história super envolvente.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Com essa história, pensei logo num bom filme... pq ainda não tiveram essa ideia?!
    To de olho nesse livro desde o lançamentos e sua resenha só atiçou as minhas lombrigas hahahahaha
    Gosto dessa agilidade, fugas, um jeito Jason Bourne que, como bem lembrado por vc, é uma das minhas franquias favoritas do gênero.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ellen, é impossível não associar a história desse livro a um bom filme e apesar de nem ter lido o livro já queria vê-lo na tela, a trama parece recheada de ação e aventura o que com certeza daria um sucesso no cinema :D Gostei de saber que o livro apesar de ter continuação possui um final e fiquei curiosa sobre ele, se tiver a oportunidade vou querer lê-lo ;)

    ResponderExcluir
  5. ELEN!
    Faz tempo que não leio um bom livro de ação, carregado de cenas fortes e eletrizantes.
    O livro deve ser bem empolgante e de tirar o fôlego.
    Já assisti todos os filmes do Bourne e aguardo o novo.
    Tenho certeza que vou adorar o livro.
    “Com a sabedoria aprendemos a ser tolerantes.” (Henry David Thoreau)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Esse livro está parecendo tão bom! Gostei da sinopse dele quando vi e pelas resenhas ele empolga. Tem muita ação e quem já gosta desse estilo como o do filme citado, é uma dica legal pra conferir.
    Gosto de histórias que deixam a gente desconfiado de todo mundo, que fazem pensar que ninguém é inocente e que dão vontade de ler mais e mais por serem rápidas, cheias de adrenalina. E essa parece ter tudo isso, então acho que iria adorar ler.

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia esse livro, mas já fiquei com muita vontade de ler ele. Toda a história do livro parece ser bem envolvente mesmo, e eu amei saber que o livro tem bastante ação e bastante sangue hahaha
    Já coloquei o livro na minha lista infinita =D
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  8. Amo tramas no estilo Jason Bourne e thrillers, com assassinos treinados por organizações secretas, então Órfão X é pra mim com certeza!!...
    Fico aliviada em saber que mesmo tendo uma continuação, Órfão X possui um final e pode ser lido sem a necessidade dos próximos volumes porque eu detesto esperar pelas continuações!!
    Ps: não sabia sobre o 4º filme da  trilogia Jason Bourne, vou dá uma pesquisada sobre ele... Obrigada!!

    ResponderExcluir
  9. Eu tô muito doida pra ler esse livro, tem cada resenha maravilhosa sobre esee livro que quero ele na minha estante pra ontem. Se esse livro está no estilo Bourne quem vai gostar vai ser meu pai, que vou até indicar pra ele. Obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  10. Oi Ellen! Os livros do Gregg Hurwitz sempre tem muita ação, tem a trama bem amarrada e muito suspense. Todos que li dariam um filmão!!! Comecei a ler o órfão X essa semana! Não sei se vc já leu, mas recomendo muito "Você é o próximo" e "O Sobrevivente" do mesmo autor!!! De tirar o fôlego e dar taquicardia! Abraços

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas acho eu não gostaria muito dele :P
    A história parece ser realmente muito boa, e muito bem construída, mas não é o estilo de livro que eu costumo ler. E eu nem sou muito fã de Jason Bourne :/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ellen!
    Nunca li nenhum livro nesse estilo, o mais próximo foram os livros do Dan Brown mesmo. Acho que prefiro histórias assim em formato de filme mesmo, mas tenho a curiosidade de saber como ficam quando escritas em livros. O que mais quero saber é sobre as descrições do tal apartamento impenetrável!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bom?
    Curti muito a resenha, parece ser um ótimo livro, ainda não li nada parecido, mas estou curiosa para ler, essa coisa de treinar crianças órfãs, parece ser bem interessante, espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  14. Nossa, já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, parece ser bem eletrizante e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  15. Oi.
    Amei a Premissa desse livro, adorei esse suspende envolvendo a vida do mocinho e a dos seus clientes, eu adorei tudo, irei ler com certeza.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Gente esse livro é muito bom mesmo! O coração acelera, e não dá pra largar até termina-lo. Entendi completamente seu (óin) rsrsrs, apesar do tiroteio e do sangue, o livro não deixa de ser fofo em alguns momentos. Espero que a continuação não demore e que tenhamos mais de Mia e Peter! Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Ótimo livro, envolvente do começo ao fim!
    Alguém já sabe sobre a continuação? quando chega, se já tem título?

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!