"Eles dizem pra você que a vingança não vale a pena. Eu diria que não há nada melhor."
Vocês conhecem a história do Loki? O Deus Trapaceiro da mitologia nórdica (<3) mais querido de todos os nove mundos? Não? Se não conhecem a fundo, garanto que pelo menos já ouviram falar nele. Graças aos filmes dos Vingadores e do Thor (aquele pedaço de mau caminho loiro!), Loki ficou mais conhecido ainda como um vilão sarcástico, trapaceiro e muito querido. Claro que ele já fazia sucesso antes através de outras histórias e principalmente dos quadrinhos, mas hoje ele é muito mais famoso.
O Evangelho de Loki conta a história dele e melhor ainda: todinha contada pelo próprio Loki, desde o seu recrutamento para Asgard através do deus Odin ~ o Ancião ~, até o fim dos tempos, onde Loki de fato virou um vilão movido pela vingança e desprezo dos outros deuses.
Desde o começo dos tempos, Loki foi considerado um deus trapaceiro, malandro e mentiroso. Ele veio do Caos e se tornou irmão de sangue do todo poderoso deus Odin, mas nem assim os outros deuses de Asgard o viam com bons olhos. Se algo de ruim acontecia em Asgard, instantaneamente a culpa caia sobre o Loki, mesmo sem ele ter feito nada. Assim, sempre rejeitado por todos, Loki foi acumulando um ódio (que já era natural nele), que acabou consumindo sua vida, a ponto dele querer vingança contra todos que o desprezaram ~ exceto Iduna e Sygn, as únicas em Asgard que não odiavam o trapaceiro.
Mas por trás da vingança pessoal de Loki, ainda existe uma profecia, dada pelo cabeça de Mímir. Caos, profecias e sarcasmos são os elementos que compõe essa história. Será que Loki vai se redimir no final de tudo? Ou será que o Caos vai dominá-lo de vez de acabar com os nove mundos?
O livro todo é contado pelo próprio deus, "aquele que vos fala", e é repleto de acidez, sarcasmo, e pensamentos sombrios, características marcantes do Loki. Muitas partes são engraçadas, algumas podem ser cruéis (afinal, alguns deuses e outros seres morrem durante a narrativa) e muitas outras nos fazem refletir sobre a vida, sobre vingança e sobre convívios em geral, além de outros assuntos.
Foi a primeira vez que eu li afundo sobre o Loki. Confesso que eu conheci ele através dos filmes, e para mim ele já era o melhor deus de todos. Depois que terminei o livro, isso só aumentou. Mesmo ele sendo um deus mau, trapaceiro e nada correto, continua sempre meu preferido. Acho os outros deuses (Thor, Odin, Heimdall, Freia, Balder, etc) muito convencidos e pomposos demais (conhecemos afundo mais a personalidade de cada um deles aqui no evangelho), aliás, eu odiei o Thor desse livro. E teve só uma coisa que me intrigou: aqui, Loki é irmão de Odin, e não de Thor, o que me deixou confusa por bastante tempo. Fora isso, adorei ver a história através dos olhos de Loki, e não do Thor, como sou acostumada a ver. Principalmente, gostei de saber como ele se sentia sendo humano, afinal, sua forma original é o Caos, e não tem exatamente um corpo físico. Como humano, Loki possuía todos os tipos de emoções e sentimentos, assim como dores e desejos.
Acho que a leitura é válida para todo mundo, tanto para aqueles que desejam conhecer mais sobre a história de Asgard, quanto para aqueles que já são fãs do deuses (em especial, do Loki!). Se vocês curtem fantasia, se joguem também. Mas cuidem, pois o Loki pode enganar todo mundo! ~ não é a toa que ele é chamado de Trapaceiro.
E para aqueles que estão pensando meu deus, não conheço esses nomes e vou ficar perdida dentro da mitologia nórdica, não se preocupem! Tem um mini dicionário de nomes no início, e durante toda a história nós também conhecemos os personagens. Não tem erro.

Excelente! Leia Agora!
“No final das contas, palavras são o que resta quando todas as ações estão completas. Palavras podem estilhaçar a fé, dar início a uma guerra, mudar o curso da história. Uma narrativa pode fazer seu coração bater mais rápido, derrubar paredes, escalar montanhas… Ei, uma boa trama pode até levantar os mortos”.
Essa postagem é valida para o top comentarista de Novembro! Participe!
Me acompanhe nas redes sociais: facebook | instagram | skoob | twitter
Ellen!
ResponderExcluirGosto demais de toda mitologia nórdica e claro que o mundo que ronda Thor é um dos favoritos.
Um livro destinado a Loki, o Deus trapaceiro, deve ser excepcional, embora no filme o final dele seja um pouco diferente do que está aí no livro, ainda assim, quero ler.
“Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!
Oi, Ellen!!
ResponderExcluirGostei muito conhecer um pouco mais sobre a história de Loki, sem dúvida é uma leitura muito diferente das que tenho lido.
Beijoss
Olá,fiquei interessada em ler o livro por gostar de livros de fantasia. Confesso à você que não conheço nada sobre o Loki.
ResponderExcluirMas você admira tanto esse personagem que fique curiosa em conhecê-lo mais.
Sem contar que personagens sarcásticos sempre dão um toque especial e até engraçado as histórias.
Valeu pela dica!
Oi, Ellen!
ResponderExcluirTambém achei confuso isso de nessa história o Loki ser irmão e não filho de Odin, mas contanto que o livro faça isso fazer sentido, tudo bem. Também o acho muito divertido com esse jeito sarcástico que ele tem, e considerando que esse é um livro narrado por ele, isso deve ser ainda mais evidente. Fiquei muito interessada ^^
P.S.: Adorei seus funkos!
Oi Ellen,
ResponderExcluirAmo mitologia, mas somente agora estou me aventurando na mitologia nórdica (obrigada tio Rick <3), mas tudo que conheço de Loki é que ele é odiado por todos. Desde o começo da resenha senti vontade de ler esse livro, mas assim que li "é repleto de acidez, sarcasmo, e pensamentos sombrios" (bem, exceto os pensamentos sombrios) eu senti que PRECISO lê-lo <3
Beijocas ^^