[RESENHA] Química Perfeita - Simone Elkeles - @globoalt

sábado, 14 de outubro de 2017

Química Perfeita
Simone Elkeles
Editora: Globo Alt
I.S.B.N.: 9788525064363
Páginas: 428
Compre: SARAIVA - AMAZON

Sinopse: Brittany e Alex são de mundos opostos: ela é a menina perfeita com um futuro brilhante pela frente, ele o membro de uma gangue perigosa que não tem nada a perder. Os dois não teriam nenhum contato um com o outro, se não tivessem sido forçados a ser parceiros nas aulas de química do último ano. Alex sabe que qualquer relação que Brittany tenha com ele pode colocar em risco sua reputação impecável de boa aluna e namorada dedicada e, por orgulho e diversão, aposta com os amigos que consegue fazer com que ela saia com ele. No entanto, quanto mais se aproximam, mais fica evidente que eles têm algo em comum que ninguém parece perceber: nenhum dos dois é o que se esforça tanto para ser.


Então vamos lá amiguinhos!!! Desde 2011 quando a falecida Editora Underworld lançou Química Perfeita eu já estava super curiosa para ler.
Todo mundo falava super bem e depois a "Hype" veio novamente e de tanto o povo pedir a Globo Alt relançou com capa nova e tudo....então, não resisti e comprei!!

Já no primeiro capítulo o livro me ganhou! Adoro a fórmula clichê do "mocinho bad boy" encantado pela Princesinha da Escola e vice-versa.


Brittany se esforça muito para manter a perfeição de sua fachada. 
Sua obrigação é ser a mais bonita, a mais talentosa, a mais inteligente, a melhor amiga, namorada, a filha perfeita.
Perfeição é sua missão, embora sua vida esteja muito longe disso e o sofrimento tenha que ser constantemente enterrado pela faixada brilhante e glamourosa.

Alex é o bad boy da escola. "Líder" da nova geração da gangue Latino Blood, é um cara que sabe qual é o seu destino.
Mesmo que seus sonhos sejam além do tráfico e da violência, após a morte de seu pai ele já sabe qual o caminho deve seguir e está conformado com isso.

Alex sabe que não deve sonhar. Sabe que em seu mundo e para os seus, oportunidade não existe. 
Mas sua nova parceira de química, acaba por despertar desejos que ele sabe que não deve ter. Sonhos aos quais não deve alimentar.



Embora a fórmula deste livro seja batida, Simone consegue construir uma narrativa fluída, deliciosa e cativante, prendendo o leitor do início ao fim e fazendo com que nos apaixonemos por Alex e Brittany, assim como por usas imperfeições.

Adoro narrativas em primeira pessoa alternando o ponto de vista do mocinho e da mocinha. Conforme a relação entre eles vai evoluindo e suas defesas vão sendo desarmadas, Alex e Britt (sim já somos íntimas) vão ficando cada vez mais fofos e os problemas com os quais eles tem que lidar, vão mexendo com o leitor e tocando nossos corações.

Simone tratou muito bem o tema da disfunção familiar e relações afetivas dentro das famílias, assim como também trouxe o lado humano das gangues de adolescentes, onde muitas vezes os mesmos são obrigados á uma escolha ruim entre outras muito piores.
A autora também retratou bem a marginalização dos imigrantes nos Estados Unidos, um tema tão atual e em que somos confrontados em qualquer lugar do mundo.

Mas, embora o livro tenha sido ótimo, eu estava com a expectativa um pouco elevada devido à espera de anos para poder lê-lo.

Achei alguns pontos muito corrido e superficiais, como a relação de Alex com seu melhor amigo Paco (gostaria de ter visto mais desses dois juntos) e as repercussões posteriores.

Gostei muito do desenvolvimento da narrativa até o "click" definitivo entre Alex e Brittany, mas depois disso as coisas também ficaram um pouco corridas e superficiais, tipo quando ela tenta mudar a personalidade dele, houve cenas um pouco desnecessárias, visto que a autora não se aprofundou no tema do choque de realidades entre eles.

E embora eu tenha adorado a capa da Globo Alt, fiquei um pouco decepcionada com a revisão. Achei diversos errinhos durante a leitura que foram minando a minha satisfação com este exemplar.

O final foi bem fofo e o livro no geral é bom! Gostei muito do estilo da narrativa de Simone Elkeles e quero muito ler os outros livros desta série!!

Bora fazer campanha para a Globo Alt publicar todos!!!

Estas são a capa da primeira edição aqui no Brasil de 2011 e a capa original do livro.


Conheça as capas dos outros volumes da trilogia Perfect Chemistry!!

2 comentários

  1. Oi Scheila
    Tenho visto falar bastante desse livro e já tô qrendo mt ele!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Scheila,
    Esse livro está na minha lista de leitura faz um tempo também,mas ainda não consegui. Eu prefiro a capa antiga há essa nova, acho mais clean. Sobre a história espero gostar, só desanimei com uma parte da sua resenha onde fala que ela tenta mudar o cara, isso nunca dá certo e as escritoras continuam fazendo isso,para nós acharmos que vamos conseguir fazer isso na vida real. Tipo, não. Cada um nasce do jeito que é e se uma pessoa muda e porque ela quer, pelo menos essa é minha opinião.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!