E a cada produto lindo que não há como resistir!!! Recebemos uma teaser linda e delicada com papéis de carta e envelopes com a temática de romance de época e o livro Amor nos Tempos do Ouro que iremos sortear no nosso Instagram!!
Se você ainda não conhece a escrita da Marina Carvalho, confira a resenha linda que a Paty fez aqui para nós!!
Sinopse: Ambientado no século XVIII, o novo livro da mineira Marina Carvalho é uma história de amor ousada e tocante que se passa durante o período colonial no Brasil, resultado de meses de pesquisa por parte da autora, que se declara fã de História.
Cécile Lavigne é uma jovem que nasceu em uma família de nobres, filha de uma portuguesa de Coimbra, pertencente à Casa de Bragança, e de Antoine Lavigne, aristocrata francês de mente liberal e dono de uma riqueza imensurável. Após um acidente, a garota perde os pais e os dois irmãos e, antes de completar 20 anos, é enviada ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com um latifundiário de Minas Gerais.
Depois de desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile sente-se angustiada pela falta da família e teme o futuro que terá ao lado de um homem que tem idade para ser seu pai e é conhecido por suas crueldades com seus escravos. Porém, o trajeto entre o Rio e Minas promete mudar o destino da garota: o explorador Fernão, contratado pelo seu futuro marido para acompanhá-la na viagem, despertará nela sentimentos de aversão e de desejo. Enquanto aguarda o temido casamento arranjado, Cécile vai descobrir os encantos e perigos que existem na nova terra e os sentimentos mais nobres que vivem dentro de si.
Se a resenha anterior era da minha autora favorita, a resenha de hoje é do meu gênero favorito, romance histórico (ou época).
Antes de começa a resenha, acho necessário explicar a diferença entre romance de época e histórico. Geralmente romances de época tem como foco o romance do casal, e também abordar costumes e comportamentos da sociedade daquele período. Enquanto romances históricos baseiam-se em fatos históricos para desenvolver tanto a narrativa quanto o romance do casal.
Obs.: As citações ilustrativas são aleatórios, não tem nenhuma ligação com o texto tanto que as antecede.
No caso O Amor nos Tempos do Ouro é um maravilhoso e inesquecível romance histórico escrito pela autora nacional, Marina Carvalho. E por isso fico insegura para escrevê-la, pois tenho receio de não conseguir expressar o que a leitura representou para mim.
O Amor nos Tempos do Ouro retrata o Brasil colonial, a época dos ricos donos de fazenda, que utilizam do trabalho escravo de negros oriundos de um criminoso tráfico vindo da África para o Brasil.
O livro nos apresenta a triste situação da protagonista, Cécile Lavigne, que perdeu toda a família, pais e irmãos, e ficou completamente sozinha, tendo como único amigo um diário que ela descrevia todas suas emoções e tristezas do momento. Parte desse diário aparece no decorrer do livro antes de alguns capítulos. E mostra de uma maneira comovente, todo o sofrimento de Cécile.
Atrás da aparência frágil, Cécile esconde uma personalidade forte, e ser submissa em relação ao futuro marido não faz parte do temperamento dela, e por isso gera vários conflitos ao pondo de um deles Euclides a agride fisicamente. O futuro de Cécile ao lado de Euclides será completamente destrutivo para ela.
Então começa uma nova aventura, e talvez uma nova possível vida para Cécile e seus amigos, chegar à propriedade de Fernão e se livrar do domínio de Euclides. Mas para isso eles terão que tomar decisões que talvez seja complicado desfazê-las.
Na nova empreitada começa a solidificar o amor de Cécile e Fernão. O modo como a autora descreveu a evolução dos sentimentos entre eles, foi tá poética, sensível e suave. E ao mesmo tempo, existe toda uma tensão sexual. Os momentos entre eles são lindos.
Conclusão...
Infelizmente tenho que para de escrever, pois daqui a pouco eu conto todo o livro.
Espero que tenha conseguido passar todas as emoções que senti ao ler O Amor nos Tempos do Ouro. Apesar de ser impossível explicitar todas elas.
Marina Carvalho nos presenteou com riquezas de detalhes históricos, personagens inesquecíveis, e um romance irresistível.
O Amor nos Tempos do Ouro deixou um caderno com várias páginas de anotações, um livro cheio de post-it, e uma vontade de carregá-lo sempre comigo.
A cada início de capítulo apareciam textos de autores variados, separei alguns que amei...
Oi Scheila,
ResponderExcluirGostei muito da resenha tenho muita curiosidade em conhecer essa história da Marina, não sei porque ela me lembra as novelas da seis na globo,talvez pelo ambiente ser o mesmo. Com certeza se puder quero conferir de perto. Gostaria de te fazer uma pergunta você mora em Porto Alegre? Se sim, tenho um convite para você de um evento especial se tiver interesse me manda um e-mail raquel.machado2014@yahoo.com.br.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
https://leiturakriativa.blogspot.com.br