[RESENHA] Mitologia Nórdica - Neil Gaiman - @intrinseca

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018


Resultado de imagem para mitologia nórdica


Uma jornada da origem do universo até o fim do mundo.
Quem, além de Neil Gaiman, poderia se tornar cúmplice dos deuses e usar de sua habilidade com as palavras para recontar as histórias dos mitos nórdicos? Fãs e leitores sabem que a mitologia nórdica sempre teve grande influência na obra do autor. Depois de servirem de inspiração para clássicos como Deuses americanos e Sandman, Gaiman agora investiga o universo dos mitos nórdicos. Em Mitologia nórdica, ele vai até a fonte dos mitos para criar sua própria versão, com o inconfundível estilo sagaz e inteligente que permeia toda a sua obra. Fascinado por essa mitologia desde a infância, o autor compôs uma coletânea de quinze contos que começa com a narração da origem do mundo e mostra a relação conturbada entre deuses, gigantes e anões, indo até o Ragnarök, o assustador cenário do apocalipse que vai levar ao fim no mundo.


Acredito que todo mundo, pelo menos alguma vez, já tenha ouvido falar de Thor e Loki, certo? Muito provavelmente vocês conhecem esses nomes pela Marvel, que lançou os dois deuses de Asgard como irmãos (que na verdade, Loki é irmão do Odin, pai do Thor), sejam pelas histórias em quadrinhos ou por seus filmes. Mas muitos não conhecem muito bem de onde eles vêm e que eles fazem parte da mitologia nórdica. O livro de Gaiman, lançado em capa dura no Brasil pela editora Intrínseca, traz para os leitores as verdadeiras histórias dos nove mundos e dessa mitologia não muito conhecida – mas que deveria ser!

Logo no início do livro, Gaiman faz uma breve introdução contando como conheceu Thor e como surgiu sua paixão pelos nórdicos. Durante alguns anos, ele se dedicou a escrever a obra e compilar, com suas palavras, algumas das histórias mais importantes dos deuses asgardianos, desde os mais conhecidos até os não tanto, indo desde os primórdios da criação dos mundos, até o Ragnarök, o fim dos tempos.




Desde que eu comecei a ler mais livros sobre mitologias e ter uma base mais rasa sobre cada uma, eu descobri que, de longe, a nórdica é a minha preferida. Tanto histórias fictícias que envolvem os deuses asgardianos (Asgard é o planeta onde eles vivem, enquanto a Terra é chamada de Midgard, e ambos fazem parte dos nove mundos) em situações inventadas, quanto as histórias reais, me fascinam e me encantam.

A espera para ler Mitologia Nórdica, do Neil Gaiman, foi árdua. Custei a conseguir ter meu exemplar em mãos, mas quando o tive, devorei em três dias. Não preciso nem dizer que me apaixonei mais pelos deuses (nem todos, alguns são detestáveis por suas ações! Mas faz parte). A obra de Gaiman foi a que até hoje eu considerei mais completa e melhor para os iniciantes da mitologia pegarem primeiro. Com um escrita leve e fácil de entender, o leitor é levado por todo o caminho de Asgard, do começo ao fim das eras, sem focar especificamente em um único deus (como acontecem em outras obras), e sim, mostrando pequenas histórias de todos eles.

No total são 15 contos, que seguem uma ordem cronológica de acontecimentos e que fulmina no Ragnarök – o fim dos tempos. E pra mim, foi a melhor versão do conto que já li.

Uma enciclopédia nórdica em nossas mãos, repleta de sabedoria, lições de moral, heróis, guerras, trapaças de Loki e às vezes uma pitada de humor. Mitologia Nórdica é um livro que todos os adoradores de ficção, fantasia e mitologia devem ter na estante.


 
Ótimo!

Mitologia Nórdica | Neil Gaiman
ISBN: 9788551001288 | Ano: 2017 | Páginas: 288 | Editora: Intrínseca | Adaptação cinematográfica: Não  








 Me acompanhe nas redes sociais: facebook | instagram | skoob | twitter

0 comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!