[RESENHA] O que te faz mais forte - Jeff Bauman - Vestígio

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Resultado de imagem para O que te faz mais forte livro
Em 16 de abril de 2013, Jeff Bauman acordou no Boston Medical Center, atordoado após uma série de cirurgias de emergência, e sem as duas pernas. Apenas trinta horas antes, Jeff estava na linha de chegada da Maratona de Boston de 2013, para incentivar sua namorada, Erin, quando a primeira bomba explodiu junto a seus pés. Ao acordar, em vez de parar para pensar em como sua vida se alterara completamente, ele arrancou o tubo de oxigênio e tentou falar, mas não conseguiu. Então, escreveu sete palavras: “Vi o cara. Olhou bem pra mim”, pondo em marcha uma das maiores caçadas humanas da história dos Estados Unidos e começando sua própria jornada de recuperação.

Maratona de Boston, 2013. Jeff, Michele e Remy estão entre a multidão de espectadores, aguardando Erin – namorada de Jeff – concluir a prova e torcendo pelos outros competidores. Tudo é festa e alegria, até que algo maligno acontece: uma bomba caseira explode entre a população. Jeff olha ao redor e tudo que vê é sangue e gente caída, além de sentir um cheiro muito forte de pele queimada. Então ele se dá conta de onde está: uma poça de sangue, o seu sangue. E ao olhar para si, percebe que suas pernas sumiram! A bomba não apenas atingiu-as, mas transformou-as em purê.

Alguns minutos depois os sobreviventes começam a ajudar os feridos, e Jeff é resgatado por três pessoas e levado ao hospital as pressas, onde entra em cirurgia de emergência. No momento do seu resgate, um fotógrafo que está registrando a maratona, captura a cena de Jeff e transforma sua imagem – um homem sem pernas, após uma explosão, sendo resgatado – em um ícone de esperança e desespero.

Infelizmente, é através dessa fotografia que a família de Jeff descobre o acidente. Mas é por causa dela que Jeff passa a receber apoio e doações do mundo inteiro, todos torcendo por sua recuperação e querendo notícias.


"A fotografia não me incomoda. Eu só queria que minha família não tivesse descoberto dessa forma; preferia ter sido outra vítima anônima. A foto mudou a minha vida."

Depois de horas angustiantes e cirurgias delicadas, a família recebe a notícia que Jeff irá sobreviver. E deverá aprender a viver sem suas pernas. Uma vida da qual ele jamais imaginou, mas que agora é a sua realidade. Esforço, dedicação, apoio e principalmente amor irão guiar Jeff nessa jornada.



Parece ficção, mas infelizmente não é. Essa é a história de Jeff Bauman, o jovem atingido por uma bomba em 2013, que virou ícone de esperança para a cidade de Boston – e do mundo inteiro. O que te faz mais forte é uma biografia de um ano da vida de Jeff, desde o atentado até sua recuperação.

Ele viu a sua vida mudar drasticamente em questão de segundos. Poderia ter morrido, mas graças à ajuda de estranhos, ele teve a chance de sobreviver e assim o fez. Como ele relata no livro, essa jornada não foi nada fácil. Muitas vezes ele quis desistir, sentia muita dor e mostrava sinais de depressão. Porém, ele teve tanto apoio, que conseguiu superar tudo. Ele se mostrava a todos como forte, como ícone, embora nem sempre se sentisse assim. E eu o compreendo, não sei como eu, ou qualquer um de nós, reagiria após uma tragédia dessas. É uma loucura inimaginável. Reaprender a viver sem as pernas é doloroso, leva tempo e precisa de foco e determinação. Admiro muito a todos que conseguem se reerguer após esses casos – não só na perda de membros, mas quaisquer ferimentos, as pessoas são guerreiras.

O que te faz mais forte foi um livro que mexeu muito comigo. Me emocionei a leitura inteira, chorei em muitas partes, mas ri em diversos trechos, senti orgulho e compaixão. Um misto de sentimentos e pensamentos, reflexões sobre o agora e o amanhã, esse principalmente.

Além de Jeff tem virado um ícone por sua fotografia, ele foi muito importante no reconhecimento do terrorista que soltou a bomba. Ele estava ao lado de Jeff na multidão, e por isso ele foi gravemente ferido inclusive.

Jeff Bauman foi um sobrevivente. E merece ser lido.  

"Estou saindo dessa experiência com uma cicatriz na alma. Eu sei o quanto os seres humano podem ser perversos, e agora estou alerta, porque sei que os caras mais estão por aí. Mas também aprendi uma coisa: pessoas más são raras. As boas estão por toda parte."

Dia 08 de fevereiro, estreia nos cinemas brasileiros, o filme O que te faz mais forte, que conta a história de Jeff Bauman (interpretado por  Jake Gyllenhaal). Certamente eu irei ao cinema conferir o filme e chorar um pouquinho mais com a emocionante história dele! Confiram o trailer e preparem-se:



 
Ótimo!

O que te faz mais forte | Jeff Bauman
ISBN: 9788582864227 | Ano: 2017 | Páginas: 288 | Editora: Vestígio | Adaptação cinematográfica: Sim 







 Me acompanhe nas redes sociais: facebook | instagram | skoob | twitter

0 comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!