[RESENHA] A Sutil Arte De Ligar o Foda-Se - Mark Manson - @intrinseca

terça-feira, 6 de março de 2018

A Sutil Arte De Ligar o Foda-Se

Autor: Mark Manson
Editora: Intrínseca
I.S.B.N.: 9788551002490
Páginas: 224
Compre: SARAIVA - AMAZON


Sinopse: Chega de tentar buscar um sucesso que só existe na sua cabeça. Chega de se torturar para pensar positivo enquanto sua vida vai ladeira abaixo. Chega de se sentir inferior por não ver o lado bom de estar no fundo do poço.

Coaching, autoajuda, desenvolvimento pessoal, mentalização positiva — sem querer desprezar o valor de nada disso, a grande verdade é que às vezes nos sentimos quase sufocados diante da pressão infinita por parecermos otimistas o tempo todo. É um pecado social se deixar abater quando as coisas não vão bem. Ninguém pode fracassar simplesmente, sem aprender nada com isso. Não dá mais. É insuportável. E é aí que entra a revolucionária e sutil arte de ligar o foda-se.
Mark Manson usa toda a sua sagacidade de escritor e seu olhar crítico para propor um novo caminho rumo a uma vida melhor, mais coerente com a realidade e consciente dos nossos limites. E ele faz isso da melhor maneira. Como um verdadeiro amigo, Mark se senta ao seu lado e diz, olhando nos seus olhos: você não é tão especial. Ele conta umas piadas aqui, dá uns exemplos inusitados ali, joga umas verdades na sua cara e pronto, você já se sente muito mais alerta e capaz de enfrentar esse mundo cão.
Para os céticos e os descrentes, mas também para os amantes do gênero, enfim uma abordagem franca e inteligente que vai ajudar você a descobrir o que é realmente importante na sua vida, e f*da-se o resto. Livre-se agora da felicidade maquiada e superficial e abrace esta arte verdadeiramente transformadora.


Oi gente, a Resenha de hoje é pelo nosso novo colaborador Bruno Bastos. Confira o que ele achou desta leitura e deixem seus comentários. 

Não sou muito adepto de livros de auto-ajuda, aliás nem costumo lê-los, fazem pensar demais e como gosto de ler por hobby prefiro me alegrar lendo do que refletindo, porém QUE DOCE SURPRESA Mark Manson me proporcionou, A Sútil Arte de Ligar o Foda-se é simplesmente extraordinário.

Mark é um blogueiro americano, responsável pelo texto sobre o pior dos brasileiros e do Brasil. Depois de vir passar o carnaval aqui escreveu em seu blog muitas coisas sobre nosso comportamento a julgar pelo que viu nos dias que passou no Rio de Janeiro, inclusive que somos capazes de prejudicar outras pessoas se nós ou nossas famílias forem beneficiadas. Um texto BEM preconceituoso e um tanto quanto xenófobo. Mas deixemos de lado essa pisada na bola dele e falemos sobre seu livro e o quão bem ele pode fazer as pessoas que o lerem.

A Sútil Arte de Ligar o Foda-se é um livro que busca desmistificar coisas que nós achamos difíceis em nossas vidas, mas que na verdade só são difíceis por que nós damos importância para coisas que não deveriam ser tão valiosas em nossas vidas e que fazem nosso comportamento mudar.
Manson tenta tirar do pensamento das pessoas os problemas como o fato de precisar tomar uma decisão difícil ou se preocupar demasiadamente com coisas que nos farão ser melhores para os outros e não para nós diretamente, como pôr metas altas para algo na nossa vida por querer parecer melhor na sociedade, ao invés de colocar uma meta menor mas que nos faria ser feliz por completo com nós mesmos.

O livro é dividido em 9 capítulos, mas logo no primeiro já mostra a importância e o primeiro passo para ligar o foda-se. Achei ótima essa dinâmica de logo no inicio explicar o título do livro, sem deixar para os capítulos finais ou enrolar ao máximo possível.
Mark logo de cara mostra qual a idéia do livro e deixa claro o que você vai precisar para atender o pensamento central.

Outra coisa que gostei muito no livro foi a maneira que ele construiu cada capítulo, em todos eles o autor apresenta uma história, exemplificando como o fato ocorreria na vida real, seja ela uma experiência pessoal, alguma história famosa ou algo hipotético. Algumas das histórias que ele apresenta são muito interessantes, fazendo o livro passar de um estilo de auto-ajuda para algo de curiosidade e meio biográfico. 

Manson apresenta histórias desde Pablo Picasso até o episódio da demissão de Dave Mustaine do Metallica antes de a banda ficar famosa.  Depois de apresentar a história e exemplifica-la dentro da sua ideia de texto ele descreve como as pessoas podem se prejudicar com essas atitudes e como elas deveriam agir, mostrando o que conseguiriam melhorar com mudanças de atitudes pequenas, mudanças em coisas que a pessoa não gosta de fazer principalmente ou que sejam muito difíceis de conquistar.

O último capítulo é uma reflexão de toda nossa vida e como seremos antes de morrer, o quanto nossa morte e o medo dela pode nos afetar ou o quanto nossas  atitudes podem nos levar até a morte.

Mark Manson é formado em Finanças e alem de escrever artigos para jornais e seu site pessoal, o markmanson.net , dá cursos sobre como ter uma vida melhor. A Sútil Arte de Ligar o Foda-se é seu segundo livro, uma obra leve, de rápida leitura, muito fluída, com dicas totalmente aplicáveis na nossa vida para que a melhoremos. Acho que para quem sofre ou já sofreu de depressão ou tem a auto estima muito baixa, trás melhorias muito interessantes e que você pode por em pratica no mesmo dia em que lê-las.

O livro não trás nenhuma solução mirabolante ou exige que você tire um ano sabático para pensar sobre a vida, as soluções são rápidas, plausíveis e interessantes, fáceis de se colocar em prática. Foram essas características que mais me chamaram a atenção no livro, que para mim o tornaram interessante e de fácil leitura.

Se você está passando por momentos difíceis na sua vida, se tem algo que está lhe incomodando, talvez seja simples resolver e o que você está sentindo não seja o fim do mundo. Então,chegou a hora de ligar o foda-se para isso e conseguir se despreocupar com coisas banais ou que talvez você nem quisesse estar pensando realmente, talvez seja a hora de ler o livro de Mark Manson e tirar dele aquilo que pode fazer sua vida melhorar com pequenas e simples atitudes, A Sútil Arte de Ligar o Foda-se pode ser o que você está precisando.


0 comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!