[RESENHA] Black Hammer. Origens Secretas - Volume 1 - Editora Intrínseca

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Black Hammer
Origens Secretas 
Graphic Novel, Vol.1
Editora Intrínseca
Compre AQUI!
 
Black Hammer é representante nobre da obra de Jeff Lemire, um dos maiores nomes dos quadrinhos atualmente. Nesta série, ele se une ao artista Dean Ormston e ao colorista Dave Stewart para explorar os percalços na vida de heróis em decadência.

No passado, eles salvaram o mundo, mas agora levam vidas medíocres em uma cidade rural fora dos limites do tempo. Não há como fugir, mas Abraham Slam, Menina de Ouro, Coronel Weird, Madame Libélula e Barbalien tentam empregar suas habilidades
extraordinárias para se libertar desse incomum purgatório.

Com uma estranheza que lembra Guardiões da Galáxia, heróis humanos como os de Watchmen e dramaticidade e humanidade dignas de um Neil Gaiman, Jeff Lemire homenageia o universo dos super-heróis ao mesmo tempo em que cria uma história
sem precedentes.

Eleita a Melhor Série Original de 2017 pelo Eisner Awards, o principal prêmio internacional de quadrinhos.

Black Hammer: Origens secretas reúne os primeiros seis fascículos originais da série e conta ainda com posfácio do autor, perfis da construção de personagens e esboços originais.

“Uma história épica de mistério e super-heróis. Uma das maiores criações de Jeff Lemire.” Scott Snyder

Oi gente, a Resenha de hoje é pelo nosso novo colaborador Bruno Bastos. Confira o que ele achou desta leitura e deixem seus comentários. 
Você gosta de histórias em quadrinhos? Eu sou apaixonado, desde Batman, Superman, Esquadrão Suícida, ou então Homem-Aranha, Homem de Ferro e Agentes da S.H.I.L.D. Sim, eu falei somente sobre HQ`s de Marvel e DC Comics, porque claramente elas são as mais difundidas no que se diz respeito a super heróis, tanto que seus personagens costumam nos agraciar com sua presença também nas telinhas do cinema, mas e se vocês conhecem novos personagens, novos poderes, novos estilos de ilustração? 

Essa é a proposta do multi premiado Jeff Lemire, com Black Hammer, primeira HQ que chega pela Editora Intrinseca, e no primeiro encadernado (que não é em capa dura), vem com os 6 primeiros volumes da história, cada um deles introduzindo os 5 heróis principais da história.
O grupo mora junto em um local isolado, depois de salvarem o mundo de um grande vilão, são responsabilizados pela catástrofe que a cidade se tornou e não são muito bem quistos pelos moradores.

Além de terem que conviver com a distancia e a hostilidade das pessoas cada um dos heróis têm suas brigas psicológicas internas, como por exemplo a Menina de Ouro, uma adulta que após ajudar seus amigos a salvarem o mundo ficou para sempre presa no corpo de uma criança, ela precisa conviver com amores impossíveis, já que se interessa por homens da sua idade mas é apenas uma criança e com a ideia de ter que frequentar a escola, o que gera muitos problemas, já que ela não quer estar novamente naquele ambiente e acaba criando muitas confusões no local, como por exemplo insistir em fumar durante as aulas.

O estilo de ilustrações é bem parecido com as dos heróis de DC e Marvel, com desenhos bem nítidos e definidos, bem coloridos e com expressões bem marcantes, o que me agrada muito, sempre que procuro Graphic Novels gosto de desenhos coloridos e com traçados bem marcados, nada de desenhos psicodélicos ou abstratos, como por exemplo os últimos que a DarkSide tem publicado, aliás essa qualidade absurda de traços é sempre presente nos trabalhos de Jeff Lemire.

A história é bem introdutória, não existem muitos momentos de lutas ou batalhas, os volumes se concentram mais em apresentar todo o enredo conturbado de vida dos personagens do que colocar ação nas páginas. O que também é um estilo presente em todos trabalhos de Lemire, esse estilo de dar muita importância à personalidade dos personagens e à problemas psicológicos, sem ater-se somente a violência.

Acho muito difícil na literatura em geral conciliar diversas histórias simultaneamente, ainda mais na hora da apresentação delas, tentei pensar nos fascículos como obras individuais e me pôr na pele de quem um dia as comprou dessa maneira, apesar de cada um deles focar em um personagem especifico as histórias “casam” muito bem e todos personagens tem uma determinada importância em cada um deles, tornando a história bem coerente e preparando muito bem o leitor para a próxima obra.

Não sou muito fã de HQs de super heróis, nunca sei quando começar a comprar a primeira publicação ou em qual cenário está começando aquela obra, já que são muitos heróis diferentes e alguns já estão na décima história em um universo completamente diferente do conhecido, Black Hammer – Origens Secretas é o inicio de tudo, inclusive desses personagens, comprar esse quadrinho deixa você por dentro de tudo que há desse universo e é facilmente compreendido, espero que a Intrinseca traga os próximos volumes logo, já que fiquei com uma curiosidade absurda em saber como essa história irá se desenrolar.

Para fãs de Batman, Super Homem e Homem Aranha, acredito que a obra não será muito atrativa, já que o que vemos nesse tipo de histórias é uma ação constante e que desde criança conhecemos seus personagens, em Black Hammer, são apresentados super-humanos que ninguém viu ainda, que não aparecem, e provavelmente não aparecerão, na televisão e no cinema, são desconhecidos, mas que cativam você, passam a ideia de que são uma família e principalmente de que cada um deles precisa da ajuda do outro na sua vida, você não se detém somente em saber se eles ganharão a próxima batalha ou se o mundo irá acabar, o mundo está contra eles, eles não tem onde morar, não podem sair na rua com suas formas reais e os problemas deles são muito maiores do que apenas enfrentar o Coringa ou o Duende Verde, o problema deles está dentro de cada um e muitos leitores têm a mesma dor, o mesmo sofrimento.

Você precisa conhecer Corenel Weird, Menina de Ouro, Slam, Barbalien e Madame Libelula, eles precisam de ajuda, precisam de família e vão encantar você com o seu jeito, seus problemas e sua vida, Black Hammer, chega martelando tudo e criando uma saga de heróis bem diferente das que já conhecemos, não fique fora dessa.

0 comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!