[RESENHA] Poesia que Transforma - Bráulio Bessa - Editora Sextante

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Poesia que Transforma
Bráulio Bessa
Editora: Sextante
I.S.B.N: 9788543105758
Páginas: 192
Compre: AMAZON - SARAIVA

Bráulio Bessa conquistou o Brasil com seus cordéis no programa Encontro com Fátima Bernardes.

O livro inclui o poema Recomece e ilustrações do artista baiano Elano Passos.

“O Bráulio mexe com nossas memórias, nossos sentimentos, faz aflorar o melhor da gente. É poesia que sai do coração. Que alegria tê-lo toda semana no meu programa!” - Fátima Bernardes

“Cada palavra que sai da boca do Bráulio Bessa toca minha alma de uma forma raríssima.” - Milton Nascimento

“Bráulio Bessa é um hipnotizador de palavras. Tem o coração rimado. Quando fala, o verbo venta verso.” - Fabrício Carpinejar

“Gosto de comparar a poesia a um abraço, que consegue fazer um carinho na alma sem nem saber qual é a dor que você está sentindo. A poesia se adapta à sua dor. É um abraço cego e despretensioso, como quem diz: ‘Venha! Tá doendo? Pois deixe eu dar um arrocho, que vai lhe fazer bem.’” - Bráulio Bessa

Surpreendente!!


Não sou expectadora do programa da Fátima Bernardes, então nunca havia visto nenhuma das apresentações de Bráulio na TV, como também não sou fã de poesia, nunca havia lido seus textos ou visto seus vídeos on-line.

Isso até participar do encontro de parceiros da Editora Arqueiro nesta Bienal e assistir a uma das apresentações mais tocantes que um artista poderia presentear ao público.

Vi sua apresentação recitando o poema "Recomece", e tenho a dizer que quando o vídeo terminou, eu estava com lágrimas nos olhos.

Comecei a ler o livro de Bráulio desde aquele dia.
Como se fosse salmos. A cada dia ruim, eu abria em uma página e lia o que ele tinha a me dizer. 
E, todos os dias eu me acalmava mais com suas palavras. Me emocionava mais com suas palavras. Me encantava mais com suas palavras.

Nunca fui fã de poesia.
Agora sou fã da escrita simples, da palavra aberta e tocada de sentimentos que este autor me presenteou.

E a cada dia eu leio um pedacinho e recebo um pedacinho de conforto, de pensamento positivo, de pensamento construtivo, de pesamento renovador.

Creio que este seja o grande apelo da escrita de Bráulio que transforma a poesia em coisa simples, fácil de digerir e que fala diretamente a língua do público geral e transforma até uma boba como eu que nunca gostou de poesia, em alguém que adorou cada linha escrita aqui.

O trabalho da editora está fantástico, valorizando o texto com um seu trabalho gráfico excelente, mesclando passagens singelas da vida do autor com seus textos poéticos, conseguiram produzir um livro realmente de tirar o fôlego. 

Poesia que Transforma foi uma experiência nova e surpreendente de leitura, para a qual eu realmente não estava preparada, mas que só tenho a agradecer por vivenciá-la.

Abra seu coração e sua mente, abrace a possibilidade de encontrar palavras maravilhosas e uma leitura deliciosa. 
Dê uma chance à poesia do cotidiano de Bráulio Bessa, tenho certeza que valerá a pena.

0 comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!