[RESENHA] O MAPA DOS DIAS - RANSOM RIGGS - EDITORA INTRÍNSECA

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

MAPA DOS DIAS
LIVRO IV - SÉRIO O LAR DA SRTA. PEREGRINE
Autor: Ransom Riggs
Editora: Intrínseca
Páginas: 448
I.S.B.N.: 9788551003671

Ransom Riggs recria o mundo peculiar e apresenta algo totalmente novo Mapa dos dias é a aguardada continuação de uma das séries de maior sucesso dos últimos anos. Para os leitores que estavam com saudades do universo mágico criado por Ransom Riggs, esta sequência vai além do prometido e descortina um cenário ainda mais rico, com novas criaturas, mistérios que envolvem todo o mundo peculiar e uma infinidade de aventuras a serem exploradas. Fascinante e imperdível para os amantes da série e para os novos fãs que certamente virão. Jacob voltou para sua casa nos Estados Unidos após vencer os etéreos no Recanto do Demônio, mas ainda não sabe como conciliar a vida normal e tudo o que viveu. Agora que Emma, a srta. Peregrine e seus outros amigos vivem com ele no presente, em sua casa na Flórida, vamos acompanhá-los no processo de reconstrução do mundo peculiar. Mas essa ideia cai para segundo plano quando eles descobrem um bunker subterrâneo na casa onde seu avô morou. A partir daí, surgem pistas de uma organização secreta que caçava etéreos e ajudava peculiares por todos os Estados Unidos, e isso os inspira a sair em uma missão tão perigosa quanto significativa por esse território desconhecido. Um mundo novo, sem regras nem ymbrynes; um país em que clãs vivem em conflito e em que cada fenda temporal esconde criaturas nunca antes vistas. A série de Ransom Riggs é sucesso absoluto no Brasil e no mundo, tendo conquistado milhões de leitores graças a uma encantadora combinação de mistério, romance, aventura, viagem no tempo e à sombria seleção de fotografias antigas, da coleção pessoal do autor – desta vez, muitas delas coloridas.

Continuação linda para uma série primorosa!

A Resenha de hoje e contribuição do nosso mais novo resenhista Marcelo Rodrigues.

Existem séries literárias que poderiam muito bem ter acabado na sua trilogia inicial, enquanto que outras acabam rendendo novas oportunidades para explorar ainda mais seu vasto universo. É mais ou menos nessa segunda opção, que O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares acaba se encaixando. Depois de três ótimos livros e um de contos, que nem tanto, chegou no fim do ano passado a nova parte dessa franquia, intitulada Mapa dos Dias.
Mapa dos Dias se situa após os acontecimentos de Biblioteca de Almas, onde a destruição da fenda permite que os peculiares liderados pela Srta. Peregrine consigam viver no mundo de Jacob. E, aproveitando essa chance, é exatamente isso que fazem, indo logo de cara aparecer na casa dele.

É a oportunidade perfeita para Jacob, que desejava poder ter seus amigos- e principalmente a namorada Emma-, ao seu lado e conviver com seus poderes peculiares sem deixar sua vida atual. Entretanto, para isso, precisa ensinar o grupo a viver no presente e lidar com seus pais, que não parecem querer aceitar essa convivência.

Enquanto tentam uma solução para essa adaptação, acabam descobrindo um bunker secreto de Abe e entre seus pertences, o que parece ser uma organização secreta que caçava Etéreos e ajudava peculiares pelo mundo. Jacob resolve investigar e aproveita para descobrir mais sobre o passado de seu avô.

Podemos notar já nas primeira páginas que Riggs conseguiu dar um novo caminho para a sua saga, sem se tornar repetitivo ou mais do mesmo. O livro acaba sendo repleto de revelações além de explorar um passado bastante interessante para os fãs. Além disso o autor consegue não só dar continuidade a essa história, como também deixa pontas abertas para novas aventuras.

A chegada dos peculiares no presente acaba abrindo diversas brechas para abordar questões mais realistas, como a adaptação, o bullying e até mesmo a própria aceitação. Além disso, é muito interessante ver o contraste entre o passado e presente, o que acaba amadurecendo o livro e aumentando o interesse do próprio leitor.

O Mapa dos Dias é daquelas gratas surpresas que quando acaba queremos mais. Que venham novas aventuras agora no mundo atual!



0 comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!