[RESENHA] ARTEMIS - Andy Weir - @editoraarqueiro

domingo, 11 de agosto de 2019

ARTEMIS
Autor: Andy Weir
Editora: Arqueiro
Páginas: 304


ANDY WEIR, AUTOR DO BEST-SELLER PERDIDO EM MARTE, RETORNA COM UM THRILLER IRRESISTÍVEL - UMA HISTÓRIA DE ASSALTO NA LUA!
Artemis foi vencedor do Goodreads Choice Awards 2017 de Ficção Científica.
“Um suspense tecnológico de primeira, cheio de ação. Um transporte perfeito para os humanos que desejam escapar da gravidade da Terra, nem que seja por um momento. As páginas voam.” – USA Today
“Weir conseguiu fazer o impossível: superou Perdido em Marte com um thriller noir que se passa na lua. O que mais você pode querer da vida? Vá ler agora mesmo!” – Blake Crouch, autor de Matéria escura
Jazz Bashara nunca desejou ser uma heroína. na verdade, ela é uma criminosa, uma pequena contrabandista.
A vida em Artemis, a primeira e única cidade na lua, é difícil se você não for um turista ou um empresário rico, ainda mais se está com dívidas e seu trabalho mal cobre o aluguel.
Por isso, quando surge a oportunidade de ganhar uma enorme quantia cometendo o crime perfeito, Jazz não consegue recusar. A questão é que esse delito é apenas o começo de seus problemas, pois a fará cair no meio de uma conspiração pelo controle de Artemis.
Impulsionada pela narrativa sarcástica da protagonista, ambientada em uma cidade imaginária, mas extremamente familiar, Artemis é outra mistura irresistível de ciência, suspense e humor de Andy Weir, o autor de Perdido em Marte.




A Resenha de hoje e contribuição do nosso colaborador Marcelo Rodrigues.

Quem nunca escutou aquela velha e célebre fraseÉ um pequeno passo para o homem e um salto gigante para a humanidade “, pois foi com essa frase que a corrida espacial durante a Guerra Fria ficou eternizada lá em 1969. De lá para cá, os países já estão começando a oferecer uma viagem turística para contornar a lua, basta apenas você desembolsar alguns milhões de dólares. Ou seja, pensando nessa maneira, a ideia proposta e o cenário construído pelo autor Andy Weir em Artemis, não soa como impossível. 

Depois de emigrar da Arábia Saudita com seu pai aos seis anos, Jasmine cresceu em solo e gravidade lunares, observando seu pai em suas atividades de soldador. Artemis é uma cidade promissora, industrial e principalmente turística. Ou seja, um mundo de possibilidades para a esperta e determinada garota. Jass, no entanto, cresceu um tanto rebelde e descompromissada, escolhendo ignorar o potencial que tanto diziam que ela tinha. Ela gostava de soluções rápidas e fáceis, especialmente as que vinham acompanhadas de uma boa recompensa para que ela finalmente pare de dormir em “caixões” – como chamam as apertadas câmaras-apartamentos. 

Por isso, ao receber uma proposta milionária de um magnata local, Jass resolve apoiá-lo em um plano para expandir seus negócios. Seu amplo conhecimento em ciência serviria para alguma coisa afinal. Era uma missão árdua, envolvendo sair do complexo e, bom, destruir grandes máquinas, e se isso não foi suficiente para assustá-la talvez os donos delas seriam. Jass Bashara pode ter se metido em problemas maiores do que conseguiria carregar, muito menos se safar.

Esse eletrizante romance de ficção de Andy Weir acaba conquistando os leitores logo no início. O primeiro capítulo já nos coloca em movimento e em poucas páginas já vamos descobrindo um pouco dessa fantástica história. Além disso, ganhamos uma protagonista repleta de um humor tão sarcástico e de ironias, que deixam a leitura bem leve. Jass foge de ser uma protagonista indefesa, mas ao mesmo tempo também não é uma mulher imbatível. Ela pode falar o que pensa, ser uma pouco egoísta, mas ao mesmo tempo é brilhante, corajosa e ambiciosa.

Weir poderia cair no estereótipo por escrever na voz de uma mulher, porém o talento do autor isso acaba não acontecendo. Jass é uma personagem bastante autêntica e todos os aspectos da sua vida são bem trabalhados, inclusive os que ficam em segundo plano. Além disso o foco da história em momento algum acaba se perdendo, e sim, acaba ganhando mais ritmo e deixando o leitor viciado em querer saber mais e mais.
Artemis é um livro incrível, com a sua mistura de gêneros e uma protagonista bem concebida, acaba ganhando e conquistando os leitores. É uma experiência de leitura bastante prazerosa e que você certamente deve ler entre um ou dois dias.


0 comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!