[RESENHA] Pequenos Incêndios por Toda a Parte - Celeste Ng - Editora Intrínseca

sábado, 25 de julho de 2020



Pequenos incêndios por toda a parte
Autora: Celeste Ng
Editora: Intrínseca
I.S.B.N.: 8551003127
Páginas: 416

Sinopse: Um encontro entre duas famílias completamente diferentes vai afetar a vida de todos.
Em Shaker Heights tudo é planejado: da localização das escolas à cor usada na pintura das casas. E ninguém se identifica mais com esse espírito organizado do que Elena Richardson.
Mia Warren, uma artista solteira e enigmática, chega nessa bolha idílica com a filha adolescente e aluga uma casa que pertence aos Richardson. Em pouco tempo, as duas se tornam mais do que meras inquilinas: todos os quatro filhos da família Richardson se encantam com as novas moradoras de Shaker. Porém, Mia carrega um passado misterioso e um desprezo pelo status quo que ameaça desestruturar uma comunidade tão cuidadosamente ordenada.
Eleito nos Estados Unidos um dos melhores livros de 2017 por veículos como Entertainment Weekly, The Guardian e The Washington Post, Pequenos incêndios por toda parte explora o peso dos segredos, a natureza da arte e o perigo de acreditar que simplesmente seguir as regras vai evitar todos os desastres.
“Uma experiência de leitura totalmente envolvente, muitas vezes dolorosa e capaz de causar profunda empatia.” — The New York Times Book Review
 

Uma família rica, em uma pequena cidade no interior dos Estados Unidos, tem sua casa incendiada, chocando a vizinhança.
Mas o que mais choca inicialmente é perceber que a filha mais nova do casal não está entre os moradores que se reúnem em frente à casa em chamas. Já levantando algumas questões, como: ela teria coragem para fazer algo assim? Teria sido ela realmente? Como esse trauma irá afetar a família?

Este é o primeiro livro de Celeste Ng que tenho a oportunidade de ler e aproveitei para casar a leitura com a série disponível na Amazon Prime. Com uma trama muito bem construída e completamente viciante, a autora vai nos apresentando em doses homeopáticas uma série de questões que vão sendo tecidas com as diversas histórias que vão sendo contadas em paralelo ou entrelaçadas, até o momento em que ela amarra muito bem todas as pontas, nos entregando um livro magnífico e que nos tira da zona de conforto.
Abordando temas polêmicos, Celeste vai nos instigando a descobrir os segredos de Mia, uma mulher misteriosa que aparece do nada na vida da família Richardson. Assim como de Elena, a matriarca aparentemente perfeita desta família. Achei muito genial que nem a sua filha Pearl sabe muito sobre o seu passado da mãe. E também como interesses escusos normalmente são camuflados de boas intenções.

E aí temos dois lados de moedas diferentes, ou será que a autora gostaria de nos mostrar o quão realmente parecidas essa moedas poderiam ser?

Isabelle, a filha mais nova dos Richardson, está numa fase difícil de autodescoberta, porém essas dificuldades são canalizadas como raiva e rebeldia devido ao bullying sofrido na escola e a pressão por perfeição vindo de uma mãe que quer ser perfeita, mas que é tudo menos isso, assim como todos nós.

Apesar da relação mãe e filha ser o tema central das histórias, várias outras polêmicas são retratadas, temas latentes, e histórias paralelas que geram instabilidade tanto aos personagens, como aos leitores, deixando o livro ainda mais desafiador e contagiante.

Gente, fiquei boquiaberta com a capacidade da autora em nos sacudir para o debate e nos fazer refletir sobre diversos temas super importantes e atuais, como por exemplo no caso da adoção e da gravidez na adolescência.
Visto que cria situações surpreendentes e inimagináveis, com soluções pouco convencionais e cheias de dor, mas que poderiam realmente estar acontecendo sob diversas fachadas perfeitas por aí. Os argumentos de Celeste são fantásticos, embora muitas vezes os achemos um pouco distorcidos.

Pequenos Incêndios por Toda Parte é daqueles livros que nos faz embarcar numa verdadeira montanha russa emocional. Despertando sentimentos muito intensos aos leitores, vamos do amor ao ódio, da frustração ao entendimento e principalmente da angústia à compreensão com tanta rapidez, que ao acabarmos a leitura ainda necessitamos de um tempinho para digerir tudo.

E embora o estilo da escrita de Celeste seja um pouco linear, sem muitos picos de ação, a trama é tão envolvente que fica realmente impossível largar até terminarmos.

Acho que o seriado conseguiu ser muito feliz captando a essência desta trama tão avassaladora. E realmente vemos que o título faz todo o sentido no decorrer da trama e acaba coroando com sensibilidade o entendimento dos leitores e telespectadores para quanto a genialidade desta autora que é Celeste Ng.

A capa nova da Intrínseca baseada na série está fenomenal e esta é uma edição que como sempre se destaca pela alta qualidade, tanto do texto, quanto do trabalho gráfico.

Certamente Pequenos Incêndios por Toda a Parte é aquele tipo de livro que todos devem ler em algum momento da vida.

0 comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!